João Campos

Guitarrista clássico, professor profissionalizado do ensino artístico e músico profissional com experiência e formação em vários géneros musicais.

J oão Campos nasceu no Porto em 1974.

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Jazz do Porto, tendo aí trabalhado com músicos como Pedro Barreiros, Serafim Lopes e Raul Marquez.

Mais tarde manifesta interesse pela música erudita e é admitido no Conservatório de Música do Porto onde integra a classe de guitarra do Professor Artur Caldeira. Após concluir o Curso Complementar de Guitarra, ingressa na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, onde obtém o grau de Licenciado em Guitarra Clássica na Classe do Professor José Pina.

Durante a sua formação, tem participado como executante em diversas Masterclasses de Guitarra Clássica e Cursos de Aperfeiçoamento e Interpretação Musical com Leo Brouwer, José Pina, Josef Zsapka, Betho Davezac, Gunnar Spjuth, Dejan Ivanovic e Roland Dyens.

Desenvolve actividade concertística a solo mas também em duo com Canto, Flauta e Guitarra. Paralelamente ao seu percurso académico, tem integrado inúmeros e variados projectos de música ligeira (Flamenco e Jazz) que o levaram a realizar algumas gravações e a participar em numerosas actuações ao vivo em Portugal e no estrangeiro.

Desenvolve desde 2007 o programa – Ambientes – um regular e intenso trabalho na interpretação a solo e em guitarra clássica de um programa de animação musical a solo que sugere reviver o espírito de variados géneros da música, espanhola dos finais do séc. XIX, baladas sul-americanas, temas tradicionais Ingleses, melodias francesas, passando por temas dos anos 60 e 70 até à suave evocação das Valsas Brasileiras, Chôros, dos temas de Jazz e Bossa Nova e toda a sorte de peças do repertório da Guitarra Clássica bem como várias transcrições e arranjos da sua autoria.

A interpretação dos temas apresenta-se com uma concepção instrumental erudita que cultiva o som quente e elegante que caracteriza a sonoridade da Guitarra Clássica, instrumento no qual João Campos realizou estudos superiores na vertente da performance musical. Com este programa apresenta-se regularmente em diversos locais e eventos, nomeadamente nas Caves Taylor’s; Ipanema Park Hotel; Hotel Douro River; Douro Scala Aqua Hotels; Aquapura Douro Valley e diversos restaurantes no norte de Portugal.

Dos seus projectos destacam-se:

Duo Porto & Alma – duo de guitarras formado entre 1997 e 1999, com José Luís Banquart, que se dedicou ao estudo e interpretação de Música Ligeira para programas de entretenimento com o qual realizou inumeras actuações em Hotéis, Bares e Restaurantes por todo o território Nacional.

– O projecto Manel d’Oliveira & Mediterrâneo do qual foi membro em 1998, que conta com influências do Jazz e do Flamenco e apresenta-se com este mesmo projecto em vários pontos do país, tais como Lisboa, Aveiro, Porto, Leiria, Festa do Avante 1998, no Festival da Lusofonia em Guimarães e no Paço dos Duques de Bragança. Em Novembro desse ano participou no Festival de Jazz de Tourcoing em França em parceria com a Orquestra Aragon de Cuba e gravaram em Dezembro do mesmo ano no programa da SIC – Miguel Ângelo ao vivo.

ATLANTIHDA – É desde Outubro de 2008, guitarrista e flautista deste projecto que se inicia no âmbito da World Music e que presentemente desenvolve um trabalho pelas correntes da música pop urbana - A história dos Atlantihda é contada por seis músicos influenciados por vários estilos musicais e pelas suas diferentes personalidades.. Lançaram em Abril de 2011 o seu primeiro album – Atlantihda - que foi apresentado em prestigiadas salas por todo de Portugal, Mali, Dinamarca, Holanda e Bélgica. Lançaram em Outubro de 2015 o 2º trabalho discográfico integralmente com temas originais e com a voz de Mafalda Arnauth.

Foi elemento fundador do Trissonância – Um trio de guitarras clássicas com Pedro Barros e João Machado que se assumiu como um projecto de promoção e divulgação da Guitarra, no espectro musical português e que contou com alguns dos seus arranjos e transcrições.

Integrou o elenco do grupo Teatro Acção, como actor e músico destacando-se os musicais Café com Datas e A Queda de um Anjo, da autoria de Carlos A. Frazão e Manuel Vilas Boas.

No campos da música vocal Iniciou o seu percurso em 1989 no Orfeão Harmonia, sob direcção de Manuel Vilas Boas e participou como tenor solista na gravação do CD Mare Nostrum.

Realizou inúmeros concertos em Portugal, França e Rep. Checa integrando como tenor e contratenor, diversas formações a capella: Mille Voci – medalha bronze concurso “Petr Eben” e Scherzo Vocal, dirigidos por António Diogo com quem trabalhou técnica vocal e Vocal Ensemble dirigido por Vasco Negreiros onde grava o CD triplo Livro de Vários Motetes; Officio da Semana Santa; E Outras Cousas, de Frei Manuel Cardoso.

Integrou como contratenor desde a sua fundação em Outubro de 2006 até Out de 2010 o Ensemble Clepsidra – Ensemble vocal que se dedica à pesquisa, estudo e execução de repertório dos séculos XVI a XVIII, dando particular relevo ao repertório ibérico de música cortesã e sacra. Composto por cantores profissionais, apresenta-se como formação a capella ou integrando instrumentos da época. A direcção do grupo é da responsabilidade do maestro José Luís Borges Coelho.

Iniciou estudos de Flauta Transversal em Set. 2005 com a Prof. Rute Cruz e em Fev. 2007 em traverso (flauta barroca) com o Prof. Olavo Barros nos Cursos Livres da ESMAE. Nesse ano ingressa na licenciatura em traverso no Curso de Música Antiga da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do espectáculo) e concluiu o 1º ano da Licenciatura na classe do mesmo professor.

Iniciou a sua actividade pedagógica no ensino artístico em 1995 e é actualmente, professor profissionalizado em Guitarra Clássica na Escola de Música de Esposende.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/alt/php55/usr/lib64/php/modules/i360.so' - /opt/alt/php55/usr/lib64/php/modules/i360.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: